Cursos

Professora: Patrícia Lima
Bibliotecária formada pela Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense. Supervisora da Seção de Processamento Técnico da Divisão de Bibliotecas e Documentação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e coordenadora do Projeto de Digitalização de Teses e Dissertações Retrospectivas da instituição desde o ano de 2003.


Objetivos
  • Fornecer aos participantes informações sobre os pré-requisitos para a elaboração e implantação de projetos de digitalização de acervos;
  • Mostrar as etapas do processo de digitalização de documentos;
  • Orientar sobre as questões que envolvem a proteção dos direitos autorais x digitalização de acervos;
  • Mostrar as estratégias de preservação digital mais usadas para a manutenção de acervos digitais.

Público-alvo

Bibliotecários, Arquivistas, profissionais responsáveis pela elaboração e gerência de projetos de digitalização de documentos e demais profissionais interessados no assunto.

Metodologia de Ensino

O curso será ministrado, essencialmente, via Internet, utilizando como recursos de aprendizagem a leitura de textos, a realização de atividades de apreensão do conteúdo das aulas e trabalhos individuais. Para possibilitar a interação entre os alunos e os professores serão promovidos no ambiente de ensino à distância (EAD) chats e fóruns de discussão.

Avaliação

A avaliação do curso levará em conta a participação do aluno nas atividades propostas, considerando-se que para a sua aprovação deverá obter uma média final on-line igual ou superior a 7,0 (sete) e uma participação de, pelo menos 70%, no chat e fóruns de discussão.

Certificado

Certificado para todos os participantes com aproveitamento igual ou superior a 70%, e será emitido on-line.

Cronograma de Atividades

Unidade 1:
Introdução à digitalização
  • Contextualização e conceito de digitalização;
  • Aspectos considerados antes da elaboração do projeto de digitalização;
  • Seleção da coleção a ser digitalizada de acordo com o público a que se destina;
  • Diagnóstico avaliativo sobre a tipologia, o estado e as características dos documentos da coleção;
  • Forma de gerenciamento da produção das imagens digitais: na própria instituição ou por empresa terceirizada;
  • Equipamentos e softwares necessários;
  • Constituição e capacitação da equipe de trabalho;
  • Tipologia e formatos dos arquivos digitais;
  • Definição das formas de armazenamento dos documentos digitais;
  • Definição das formas de acesso aos documentos digitais;
  • Elaboração da Política de Preservação digital;
  • Tempo para a realização do projeto;
  • Custos do projeto.

Unidade 2:
Projeto de Digitalização
  • Itens constitutivos de um projeto de digitalização (Identificação da Coleção;
  • Forma de produção das imagens digitais; Identificação dos equipamentos e softwares;
  • Determinação da equipe de trabalho; Descrição dos tipos e formatos de arquivos adotados;
  • Definição dos critérios e padrões de digitalização;
  • Descrição das formas de armazenamento e segurança dos documentos;
  • Descrição das formas de acesso dos documentos digitais;
  • Descrição das estratégias de preservação digital adotadas para o projeto;
  • Cronograma das atividades e Custos do Projeto.

Unidade 3:
Digitalização: Etapas do processo
  • Descrição das etapas do processo de digitalização de documentos (preparação dos documentos, captura da imagem, controle de qualidade, indexação e exportação dos arquivos).

Unidade 4:
Direitos Autorais
  • Conceituação de Direitos Autorais;
  • A Lei n. 9.610 de 19.2.1998 (LDA/1998);
  • Iniciativas para a divulgação de documentos ou acervos digitais com respeito à Lei de Direitos Autorais (Creative Commons, Open Archives, Sistema CORDS e Pasta do Professor).

Unidade 5:
Preservação Digital
  • Conceituação de Preservação Digital;
  • Estratégias de preservação digital (Normalização, Adoção de metadados para preservação, Atualização de Versões, Preservação tecnológica, Migração para suportes analógicos, Emulação, Migração, Refrescamento, Encapsulamento, XML, Software Máquina Virtual e Pedra de Rosetta digital).

Horários

Todos nossos cursos podem ser acessados 24h por dia, com todas as atividades e recursos, sempre acompanhados pelo professor do curso. Além disto, a sala de bate-papo funciona as 3ª e 5ª e contará com a participação do professor (tutor) online para dúvidas das 21:30 às 22:30h.

Carga-horária

50h.

Importante

É preciso que seja liberada a exibição de popups do site EAD.


Data de início Forma de pagamento
EAD
PESSOA FÍSICA
R$ 550,00
PESSOA JURÍDICA
R$ 600,00

OBS.: A confirmação da turma se dará com a inscrição de no mínimo 6 alunos devidamente aprovada pelo PAGSEGURO. Caso não seja aprovada no prazo, a inscrição fica garantida para a próxima turma automaticamente. Caso queira cancelar sua inscrição, entre em contato pelo telefone (21) 3553-9292.

ATENÇÃO: Antes de fazer a inscrição, por favor entre em contato para verificar a disponibilidade da turma.


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